Pesquisar
Close this search box.

Iluminação para a Sua Casa

Hoje falaremos sobre iluminação para sua casa. Esse assunto pode ser muito extenso, então no Post de hoje tentarei focar nos tipos de iluminação para cada ambiente e deixarei os tipos de lâmpadas como fluorescentes, halógenas, incandescentes, LED para outro Post para esse aqui não ficar grande demais.

Mas vamos lá. Antes de eu começar a falar desses tipos de iluminação para cada ambiente, eu preciso explicar para vocês algumas grandezas e algumas siglas que utilizarei muito durante esse Post para que vocês entendam.

Iluminação para a Sua Casa — Temperatura de cor

 Sabe aquela história de ter uma luz quente ou luz fria? Então é por aí. Isso é medido numa unidade que a gente chama de Kelvin, a qual é um K. Quanto menor for esse K, mais amarelada é a lâmpada. E quanto maior esse k, mais branca será A luz. Isso você pode conferir na embalagem da lâmpada.

Por exemplo, uma lâmpada de 2700 k, ela tem essa característica mais amarelada. Ela costuma dar mais aconchego, mais tranquilidade ao ambiente.

Já uma lâmpada de 6500 k. Ela tem uma característica mais branca, ela costuma gerar mais atenção na percepção do nosso cérebro. Se você for reparar, por exemplo, em uma academia, se ela foi bem projetada, obviamente ela, na sua grande maioria, tem uma luz muito branca, muito estourada. Porque é um ambiente de muita atividade, de muita atenção. Então isso é intencional.

Já um restaurante pode ter uma luz mais indireta, mais amarelada, para te dar mais aconchego, para te dar vontade de ficar mais tempo ali, comendo, pedindo uma sobremesa e tudo mais.

Iluminação para a Sua Casa – Consumo

Agora falemos da potência das lâmpadas, medida em watts, sendo aquele W que você também encontra na embalagem, que ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente. Ela diz o quanto uma lâmpada consome de energia para conseguir funcionar. Por exemplo, aquelas lâmpadas incandescentes que nem são mais fabricadas. Elas tinham uma potência muito alta, ou seja, elas gastavam mais energia para funcionar do que uma lâmpada de LED, por exemplo.

Mas lembrando que não é isso que diz o quanto uma lâmpada iluminará o ambiente. O que nos dá essa informação é o que a gente chama de fluxo luminoso.

Iluminação para a Sua Casa — Lumes

Também está na embalagem a medida chamada lumens. Essa unidade sim. Diz pra gente o quanto uma lâmpada tem a capacidade de iluminar um ambiente.

Geralmente para você dimensionar quantas lâmpadas você precisa, para cada espaço você precisa fazer um cálculo que a gente chama de cálculo luminotécnico, geralmente feito por um light designer ou então um arquiteto, uma arquiteta, com especialidade nessa parte de iluminação.

E para fazer essa conta existem muitas variáveis consideradas, como, por exemplo, a demanda de cada ambiente. Você entenderá um pouco mais sobre isso também. A predominância das cores das paredes, do piso, teto ou tom da decoração na totalidade, por exemplo, paredes com tons fortes ou mais escuros costumam ter uma taxa de reflexão muito mais baixa do que paredes claras, que inclusive dão até mais amplitude para o ambiente.

Iluminação para a Sua Casa — Índice de reprodução de cor

Agora vou te ensinar o que é índice de reprodução de cor. Vocês já devem ter reparado que alguns tipos de iluminação, mudam um pouco as cores das coisas. Isso é muito importante, por exemplo, numa cozinha, na hora de uma cocção ou então numa lavanderia, para você manter o ambiente limpo ou até mesmo para você achar uma mancha na roupa.

Ou uma mulher quando está se maquiando, para ver realmente como ela está ficando. Então esse índice de reprodução do corpo de cor também é uma coisa muito importante.

Iluminação para a Sua Casa – Referencia

Então a nossa referência na hora de fazer uma escolha das lâmpadas geralmente é o sol, porque ele reproduz muito bem as cores, então esse índice é geralmente 100. Para você ter uma boa reprodução das cores, as lâmpadas, elas têm que ter um RC muito alto, de 80, 90 e por aí vai.

Isso pessoal, ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com a cor da lâmpada, se ela é amarelada, se ela é mais branca e tudo mais tem a ver com isso. Tá bom, a gente falará desse termo aqui mais vezes hoje ainda.

Iluminação para a Sua Casa — Tipos de Luminárias

E existem também vários tipos de luminárias e tudo mais. Citarei algumas aqui. Agora existem os suportes, as fitas de LED que ficam lá nas sancas de gesso.

O pessoal gosta bastante, tem as arandelas, são aquelas que ficam nas paredes, tem os balizadores também que ficam nos pisos, sendo muito utilizado em jardins. Aí tem os pendentes e lustres que não são a mesma coisa. Tem o abajur, luminária de mesa, luminária de piso e eu acho que eu não esqueci nada não. Se esqueci algum tipo de luminária, por favor, deixa nos comentários aqui para mim.

Iluminação para a Sua Casa — Luz direta e indireta

A iluminação pode ser direta ou indireta também, que rebate ali e dá aquela sensação mais aconchegante para o espaço. A iluminação difusa também, que pode ter alguma superfície ali que deixa ela mais suave, tipo uma cúpula de um abajur, sabe? Ou então aquela superfície leitosa de algumas luminárias. Tá bom, agora falarei para vocês um tipo de iluminação para cada tipo de ambiente.

Mas olha só. Cada pessoa é uma pessoa, então pode ser que alguma coisa que eu diga que funcione para você ou outra não funcione tão bem assim. Por isso que é muito importante você contar com um(a) profissional que possa entender qual é o seu estilo de vida, o seu estilo de utilizar os ambientes para propor realmente o melhor tipo de iluminação para cada ambiente, isso a gente chama de projeto luminotécnico.

Começaremos falando dos banheiros.

Se no banheiro, por exemplo, você tiver uma banheira ou alguma coisa assim, cai bem você colocar uma luz indireta para dar uma relaxada. Já na bancada, a iluminação ela tem que ser bastante uniforme, intensa e costuma ser onde o homem fará a barba ou a mulher vai se maquiar ou então eles vão se arrumar ali.

Então precisa ter um bom foco de luz e uma boa reprodução de cor também. Você pode ter uma iluminação geral ali e outro tipo de iluminação para dar uma destacada só em cima das bancadas.

Evite lâmpadas muito refletoras, aquelas lâmpadas com facho de luz concentrado e alto rendimento, por poder criar um pouco de sombra e atrapalhar na hora de se barbear ou de se maquiar, luminárias com aquele acrílico leitoso costumam ser legais para esse tipo de coisa, dar aquela coisa mais difusa. São interessantes porque elas evitam exatamente isso, a questão da sombra.

Cozinhas e lavanderias.

A cozinha tem que ser muito bem iluminada, porque é um local de muita atividade de cozimento, preparo de alimentos e tudo mais. Por isso tem que ter um alto índice de reprodução de cor. E RC que a gente já falou, principalmente em cima das bancadas de preparo para evitar a fadiga na visão e cansaço. Também é legal você criar uma iluminação mais uniforme e evitar também muita variação de tonalidade.


Assim vale muito a pena você utilizar muito da iluminação natural também, se o jantar ele for servido ali no mesmo local, é legal você usar pendentes que podem dar um tom mais de elegância para o espaço e dar uma suavizada também na iluminação a altura dos pendentes. Aí geralmente ficam em torno de 80 a 1 metro de altura.

Na lavanderia. Também vale muito essa questão da fidelidade das cores, porque isso ajuda na hora de identificar alguma mancha nas roupas, na hora de fazer uma limpeza e também para não atrapalhar na hora de você manter um ambiente mais limpo.

Escritórios ou um home office

Pode ter uma luz central ou até mesmo para gerar mais atenção, sendo um local de trabalho e tudo mais. Uma luz fraca ali pode prejudicar a visão da pessoa caso ela use computador ou alguma coisa assim.

Mas você também pode usar luz para dar destaques a outros objetos, como uma estante de livros, um quadro, porta-retratos e coisas assim.

Para uma leitura de livro ou até mesmo para dar uma relaxada. Você pode ter uma luz secundária ali, de uma forma mais indireta ou difusa também, que fica bacana. Legal é você ter, sim, diferentes cenas e diferentes pontos de iluminação.

Quartos

Também é um ambiente que podem ter várias atividades, como, por exemplo, ver TV, ler um livro ou mesmo para a pessoa se arrumar ali antes de sair. Então é legal ter uma iluminação uniforme, deve ser leve também. Agradável.

Você pode utilizar luminárias, iluminação indireta, num acabamento de gesso, numa sanca, por exemplo, além de ter uma luz central ali para o ambiente na totalidade, você pode diversificar bastante também as luminárias que você utilizará.

Você pode utilizar abajur junto a uma cabeceira de cama. Arandelas é um recurso muito legal para utilizar em quartos e usar o recurso de Dimers, que regula a intensidade da luz dentro daquele espaço. Isso pode ser inclusive automatizado. Você pode fazer isso por um controle. Você pode fazer isso pelo seu celular, ou mesmo você pode ser temporizado. Enfim, dá para brincar bastante com a iluminação aí nesse caso.

Sala

É um ambiente bem diversificado também, porque as pessoas param para descansar ou para receber amigos, conversar, assistir TV. Podem, sim, ter refeições ali. Se for uma sala de estar e jantar ao mesmo tempo, então assim, é um dos ambientes mais versáteis. Por conta disso, podem ser independentes luminárias de piso, abajur pode ter um tipo de iluminação diferente para cada tipo de ocasião, deixe o ambiente realmente bem aconchegante e com temperaturas de cor variável.

Pode utilizar luz indireta, uma iluminação mais difusa, ou seja, os ambientes que mais dá para você brincar realmente com a iluminação.

Jardim

Você pode criar caminhos com iluminação de canteiro, caso dos balizadores, ou até mesmo utilizar ali arandelas. Eles também ficam bem legais. Luminárias de piso com foco em alguns arbustos fica muito legal.

Bem pessoal, acho que eu consegui passar tudo que eu gostaria para vocês nesse Post.

É lógico que esse assunto é muito maior do que isso, muito mais complexo também. Então posso fazer outros Posts depois falando só sobre iluminação, caso vocês gostem desse aqui e queiram.

Se você gostou, não deixe de curtir e deixar nos comentários. Se você quer que eu fale mais sobre esse assunto, não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Você gosta de iluminação? Já se arrependeu com alguma escolha que você fez aí para sua casa? Deixe aqui nos comentários que quero saber.

Talvez você também goste:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.